Visualizações

sábado, 17 de setembro de 2011

DEPUTADO PAULO RUBEM SANTIAGO ASSUME COMPROMISSO DE APOIO A IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL EM GOIANA-PE E NOS CONCEDE ENTREVISTA

Deputado Paulo Rubem Santiago, qual a importância do Pólo da Hemobrás e da Fiat Automóveis em Goiana-PE?

        Nós temos que observar a importância de desconcentrarmos o desenvolvimento em nosso país. A constituição de 1988, propõe que o orçamento da união ao definir os investimentos devem ter uma divisão regional. Todas as regiões do país devem ser alcançadas por políticas de investimentos a partir de suas necessidades e de sua realidade econômica.

       è importante os investimentos na Mata Norte de Pernambuco, com o pólo no município de Goiana, sobretudo agora que o mundo procura atingir determinados níveis de desenvolvimento e o Nordeste brasileiro embora tenha crescido em 40 anos mais que a média dos paises asiáticos e alguns paises europeus, nós do Nordeste crescemos, mas não resolvemos o problema da miséria, do acesso a educação e da melhor distribuição de renda. O que devemos ter cuidado é com a velocidade, o investimento privado anda mais rápido que a capacidade do estado, dos nossos governantes no provimento de educação, infraestrutura e melhor qualidade de vida para a população.

       Ao lado do investimento propriamente dito, a Hemobrás vai tornar o Brasil autosuficiente na produção de insulmos e derivados do sangue, já que o Brasil hoje é um grande importador desses produtos para abastecer os hemocentros, para dar condições ao Sistema Único de Saúde de tratar os brasileiros que sofrem com doenças do sangue.

       No caso da Fiat, trata-se da movimentação da empresa, com grandes investimentos bancados pelo poder público, investimentos que serão feitos com recursos do BNDES e contrapartida de incentivos fiscais federais e regionais. para que isso possa servir de mudança na economia de Pernambuco, deslocando o eixo Recife/Região Metropolitana  e Litoral Sul/Suape. Para a Mata Norte que durante décadas, foi uma região cativa, primária, dependente da produção da cana de açucar. É um investimento promissor, mas devemos ter cuidado para não ter especulação imobiliária, agressão social, para que a população da região de Goiana e municípios vizinhos sejam beneficiados de infraestrutura com melhoria da educaçaõ infantil, acesso ao ensino fundamental e a garantia de aprimoramento do sistema de saúde.

       Essa população vai sofrer um impacto, serão milhares de trabalhadores no espaço de 5 a 10 anos, isso pode desequilibrar o acesso da população a infraestrutura. Investimento é bom, mas tem que ser para todos.



Deputado Paulo Rubem Santiago, A capacidade do poder público em acompanhar este crescimento que esta surgindo é bastante difícil, mas para evitar o que aconteceu em Camaçari na Bahia e Macaé no Rio de Janeiro, onde ouve uma grande explosão demográfica e o poder público não acompanhou o crescimento econômico daquelas localidades e sabendo que o senhor é reconhecido no Congresso Nacional como um grande defensor da educação, o Blog do Tenente Menezes solicita do senhor para usar a tribuna, a Comissão de Educação e interceder junto ao governo federal para incluir Goiana no plano de expansão de escolas federais profissionalizantes?

       Nós defendemos ao lado da presença do estado com incentivos fiscais para atração de investimentos, nós devemos também investir na infraestrutura social e o acesso a educação básica e a educação profissional tecnológica. Nós estamos batalhando no programa de expansão de ensino tecnológico no Brasil, para que possamos distribuir melhor as escolas que estão sendo construídas.

        Já o orçamento de 2012, debateremos com o Ministro da Educação Fernando Haddad, o plano de metas, para que possamos incluir nesses investimentos essa capacitação profissional e tecnológica, o que é importante é que ao lado dos investimentos privados é a presença do poder público. É preciso investir melhor os impostos, a melhor forma de investir e mais segura é termos um compromisso com isso e favorecer para juventude uma educação básica de qualidade e sobretudo profissional e tecnológica.

       Sou um dos parlamentares da Comissão de Educação e titular do Plano Nacional de Educação e vou me manifestar no orçamento de 2012. A presidente Dilma enviou ontem (31/09), o orçamento de 2012 para o Congresso Nacional e a partir de hoje, vamos discutí-lo e eu estarei na linha de frente da expansão do Instituto Federal de Educação para a Mata Norte, no município de Goiana, como foi feito em Ipojuca, para responder a necessidade da formação profissional para os jovens e para aqueles que terminaram o ensino médio.



       Deputado Paulo Rubem Santiago, é professor de educação fisica licenciado, particicipou da fundação da CUT e do Partido dos Trabalhadores, esta filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro desde de 2007, já foi vereador do Recife e deputado estadual, esta no terceiro mandato de deputado federal e em 2010 obteve 41.728 votos. Na Câmara Federal é titular da Comissão de Educação e do Plano Nacional de Educação, coordenador da Frente Parlamentar de Combate a Corrupção.

       Fomos muito bem recebidos no gabinete do deputado, Agradecemos ao deputado por ter nos dado a oportunidade de entrevistá-lo e que o blog esta a disposição dele de postar notícias em prol do povo de Goiana.

Um comentário:

  1. Jorge Cabral - Mutirão17 de setembro de 2011 11:35

    Paulo Rubem é sério e sempre lutou pela educação. Valeu Paulo Rubem por abraçar esta causa, Goiana precisa de qualificação profissional. os políticos daqui só estão preocupados com os impostos que estas fábricas vão gerar. Parabéns ao deputado e Menezes pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Obrigado por enviar o seu comentário. Ele poderá ser visualizado em breve. Confira uma prévia aqui.

P�ginas