Visualizações

sábado, 10 de setembro de 2011

DEPUTADO INOCÊNCIO OLIVEIRA ASSUME COMPROMISSO DE APOIO A IMPLANTAÇÃO DE UM ESCOLA TÉCNICA FEDERAL EM GOIANA E NOS CONCEDE UMA ENTREVISTA

Deputado Inocêncio Oliveira, Quero agradecer a sua receptividade, sempre nos recebendo bem, inclusive em 2008 recebeu a gente e fez a luta pela escola técnica estadual, nos recebendo no Plenário da Câmara dos Deputados Federais e em plena Sessão solicitou a Escola Técnica para Goiana, como também na época pleiteou junto governo do estado e a secretaria estadual de educação, inclusive enviando ofícios e publicando em seu jornal informativo.

Foto da entrevista realizada no gabinete do deputado na Câmara dos Deputados em 1° de setembro de 2011.

Deputado Inocêncio Oliveira, qual a importância do Pólo da Hemobrás e Fiat Automóveis para Goiana-PE?

        Em primeiro lugar, a importância não é só para a cidade de Goiana, é que nós vamos criar em Goiana e na Mata Norte, que estava praticamente abandonada de grandes investimentos, criaremos um novo complexo portuário, um novo aeroporto. Vamos criar um pólo de desenvolvimento importante de geração de renda e empregos. 

        A Hemobrás vai fazer com que outros empreendimentos do setor farmacêutico possa chegar a Goiana. Lamento agora a transferência da Novartis, que iria investir mais recursos em Goiana, sobretudo no campo de vacinas. Mas isso não quer dizer nada, a Hemobrás vai fazer com que o Brasil se torne auto suficiente em hemoderivados, o Brasil importa hoje muitos hemoderivados. O hemofílico hoje precisa de fator VII, fator VIII, imunoglobulina, albumina alfa e beta  tantos outros derivados do sangue. Além dos investimentos da Hemobrás, vai fazer com que outras empresas no campo de saúde virão ao exemplo do LAFEPE que fará produtos para prevenção e tratamento da AIDS.

       Quanto a Fiat vai ser um negócio extraordinário, vai ser a maior Fiat do Brasil, no local vai ter o Centro de Distribuição, a Pista de Teste. Vai começar produzindo cerca de 250 mil carros, além de gerar cerca de 3 mil empregos diretos, teremos também cerca de 52 a 55 empresas satélites. Acredito que daqui a 10 anos, o Brasil vai ser o 3° maior produtor de automóveis do mundo. A área plana de Goiana requer poucos investimentos ao contrário de Suape, precisa de grandes investimentos, além de área pequena, a Fiat e o governo do estado iria gastar um valor muito alto na regularização. Tenho absoluta certeza, porque já existe estudos neste sentido, Goiana vai ganhar novas agências bancárias, vários restaurantes, comércios, shopping center e conjuntos habitacionais.

       Por isso acredito que precisamos naquela escola técnica estadual em Goiana  e louvamos sua atitude de defender veemente que você Menezes esta fazendo, tenha curso profissionalizantes voltados para as empresas que estão sendo instaladas, sobretudo Hemobrás e Fiat Automóveis, para que a gente não tenha quer ser obrigado a trazer gente de fora para operar aquilo que esta sendo produzido no estado de  Pernambuco. Por isso defendo veemente que o curso de hotelaria é importante, por causa da importância turística de Goiana, do seu centro histórico  e religioso de Goiana, do feito das Heroínas de Tejucupapo e do litoral maravilhoso de Ponta de Pedras e demais praias. Turismo é uma atividade que gera renda e emprego, mas rende empregos provisórios, mais indiretos que diretos. Precisamos ampliar os cursos dessa escola técnica. Mas empregos diretos mesmo são aqueles que fazem a Fiat e a Hemobrás. Vou defender junto ao governador Eduardo Campos e o governo federal, sobretudos voltados para estes novos investimentos, além do mais, nós precisamos também capacitar aquelas pessoas que não tiveram chance de estudar, nós precisamos prepará-los para este novo mercado de trabalho.

        Goiana precisa superar a chance de entrar no mercado de trabalho, lá serão construídas muitos edifícios, casas, comércio e indústrias, é preciso também preparar pedreiros, eletricistas, encanadores, técnicos em edificações, mestre de obra e outros profissionais da área da construção civil.

Foto realizada em 15 de maio de 2008, quando o deputado solicitou em plenário a escola técnica estadual para Goiana-PE. 

Deputado Inocêncio Oliveira, o senhor como um grande defensor da profissionalização, o senhor poderia interceder junto ao governo federal a implantação de uma Escola Técnica Federal em Goiana voltada para os pólos da Hemobrás e Fiat Automóveis?

       Esta semana aprovamos ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), nós temos que investir em tecnologia, por isso precisamos também transformar e fazer dessas escolas técnicas na formação de profissionais qualificados para empresa que estão sendo instaladas em Goiana, defenderei a implantação de escola federal em Goiana para preparar os moradores de Goiana e região para estes novos pólos. Goiana precisa também de centros profissionais tecnológicos e vocacionais, através de tantas coisas importantes que irão surgir em Goiana. Goiana tem um povo bom, correto e honesto, por isso esta de parabéns e precisamos melhorar também a infraestrutura de Goiana, água, energia, saneamento básico, saúde, educação e segurança pública, no qual o governador Eduardo Campos tem obtido grandes resultados na segurança pública através do Pacto pela Vida. Todos nós juntos devemos nos preparar, o povo deve reivindicar, as autoridades tem que fazer a sua parte, onde cada um fazendo a sua parte, faremos de Goiana uma cidade próspera e desenvolvida, com uma sociedade justa, fraterna, humana, solidária e distributiva, onde na mesa do rico pode ter o que quiser, mas na mesa do pobre tenha o necessário para viver em dignidade e sustentar sua família.


Foto realizada em 2010, quando o deputado nos visitou, quando o editor deste 
blog estava frequentando o Curso de Oficiais da Administração da PMPE.

Deputado Inocêncio Oliveira, obrigado por ter me concedido esta entrevista, é uma grande honra a grande recepção o que o senhor sempre nos deu, isso quando em 2008 estive aqui na luta pela escola técnica estadual, quando o senhor esteve no quartel nos visitando, quando eu estava frequentando o curso de oficiais e quando o senhor me recebeu em seu gabinete na Imbiribera em Recife. O senhor esta todos os dias na minhas orações e da minha família, o senhor é uma pessoa iluminada e peço a Deus que abençoe o senhor nessa luta não só por Pernambuco, mas por todo o Brasil. muito obrigado deputado.

        Eu quero agradecer , acredito em Deus, ele esta acima de todas as coisas, nada existe sem ele, um exemplo sou eu e o presidente Lula, para um médico que saiu de Serra Talhada, sem nunca ter disputado um cargo público de vereador ou prefeito, chegar onde cheguei, presidente da câmara, assumindo a presidência da república por doze vezes, assumindo a presidência da república por 64 dias, fui o vice-presidente constitucional de Itamar Franco que não tinha vice-presidente, na Câmara dos deputados também fui segundo vice da câmara-corregedor-geral; primeiro, segundo e terceiro secretário; presidente do conselho dos altos estudos de avaliação tecnológica, que é um dos cargos mais importantes da câmara há seis anos consecutivos, quero dizer que hoje sou grato a Deus por tudo que tem feito por mim. Oito anos de líder do maior partido, cinco vezes escolhido como o parlamentar mais influente do Congresso Nacional, 18ª vez escolhido pelo DIAP como um dos cem cabeças do Congresso Nacional. Então fico muito feliz com tudo isso, diz atualmente em matéria da imprensa que evolui do discurso regional para o discurso nacional, então graças a Deus temos estudados os problemas nacionais, os problemas de Pernambuco, mais o que faz com que me sinta um homem realizado, é o que agradeço a Deus, sou devoto de Nossa Senhora da Conceição, diariamente dobro os meus joelhos e agradeço ao Nosso Deus por tudo que tem feito por mim e que me perdoe pelas faltas cometidas e peço para não cometê-las mais, eu hoje poderia deixar a política, por ser um homem em paz comigo mesmo, com minha família e com a sociedade. O meu maior sonho esta sendo realizado, que é ver o interior desenvolvido, é a interiorização do desenvolvimento, eu criticava Pernambuco que era uma cobra com a cabeça grande e o corpo atrofiado, hoje graças a Deus estamos vendo pólos de desenvolvimento em várias regiões do estado, o pólo de confecções de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe; o pólo leiteiro e turístico do agreste meridional de Garanhuns; o pólo de ovinocaprinocultura de Serra Talhada, Sertão do Pajeú e Moxotó; o pólo gesseiro do Araripe; o pólo industrial e fruticultura do São Francisco e agora com o pólo industrial automotivo e farmacêutico em Goiana, então agora poderemos fazer mais que Pernambuco seja um estado em que qualquer região onde o cidadão pisa, tenha os mesmos direitos e as mesmas oportunidades daqueles que residem nos grandes centros urbanos.
       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário. Ele poderá ser visualizado em breve. Confira uma prévia aqui.

P�ginas