Visualizações

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ENTREVISTA COM O RADIALISTA E PUBLICITÁRIO JADER SOM

     Jader Urbano de Andrade Filho, 47 anos , casado com Fabiana e tem uma filha, Marília de 16 anos. Radialista, apresenta junto ao amigo João da Mata o programa Comunidade em Movimento na Rádio Nova FM 98.5, líder de audiência em Goiana e publicitário comercial, que também coordenou a publicidade de diversas campanhas eleitorais nos últimos 25 anos. 

     A entrevista aconteceu em uma conversa descontraida que durou aproximadante três horas nesta terça-feira (26/07) realizada na residência do editor deste blog. A entrevista foi dividida em duas partes: uma publicada hoje no qual o leitor conhecerá o profissional e cidadão Jader de Andrade, na 2º parte da entrevista que será publicada na sexta-feira (05/08) comentará sobre o trabalho publicitário e política.




Jader, na sua juventude, qual a lembrança marcante?
     Foi quando estudava na Escola Estadual Augusto Gondim (na época conhecido como “Industrial”), jogava na equipe de Handebol da escola, com Giba grande goleiro, Nado e Zezinho (irmãos do Lula do cabloquinho), Demi da Oficina, Amauri do Som e tantos outros amigos. Jogamos e vencemos torneios em diversos municípios, o grande comandante da equipe era o professor Vavá.

Jader, e o futebol na sua juventude?
       Eu jogava Handebol, mas na época era torcedor fanático do São Paulo de Goiana, que tinha como jogadores Veloso, Piraro, Bal (in memorian), Aelson e outros grandes atletas, no qual existia uma grande rivalidade com a equipe do Grêmio da Celpe. O grande incentivador dos esportes em Goiana era o Mário Bocão.

Jader, como começou a sua carreira profissional?
       Comecei na Divulgadora Tupã com o saudoso Otávio Fernades (Seu Otávio da Tupã), iniciei como operador de áudio e posteriormente como locutor. Pela Tupã passou grandes radialistas ao exemplo de Jota Ferreira e Getúlio Bezerra.

Jader, Seu Otávio da Tupã e Elias Lourenço nos estúdios da Rádio Clube de Pernambuco


Jader, sua trajetória no radialismo?
       Comecei na Rádio Goiana FM, que funcionava na rua do Bom Jesus que tinha entre seus quadros: Agamenon Morais, Eduardo Veloso, Cristina Barnabé, Zé Mário e Duda.
Passei por duas ocasiões na Goiana FM, depois Paudalho FM, Maravilhas FM e hoje estou na Nova FM.

Jader, uma pergunta difícil de responder! Pessoas que deixaram saudades?
      Foram muitos amigos, mas especialmente Dona Neném minha mãe, Seu Jader de Andrade meu pai, Seu Otávio da Tupã e Zinho Relojoeiro.

Jader, qual a sua religião?

      A mesma de Jesus. Lembro que Gandhi (Herói pacifista da independência da Índia) disse que “se perdesse todos o livros e ficasse apenas o Sermão das Montanhas, nada se perderia”. Aconselho aos leitores do blog a ler a 1ª Epistolas de Paulo aos Corintios.





Jader,  você teve alguma experiência fora do meio publicitário?
     Passei um tempo trabalhando como vendedor das Empresas Amorim Primo S. A., do Açúcar e Café Estrela. Lá aprendi que “a vida é um eterno vender e comprar”.

Jader, toda profissão tem suas dificuldades a ser enfrentadas, qual a do radialismo?
       É ser responsável durante os programas, o radialista não pode errar, o que for dito, não pode voltar atrás.

Jader, você recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de Goiana, o que você tem a dizer?
     Foi um privilégio ter o trabalho reconhecido pelos representantes da sociedade no parlamento municipal.

 Requerimento de aprovação do Voto de Aplausos a Jader Som , pelo programa Comunidade em Movimento, o programa da família goianense.


Jader, com a vinda do Pólo Farmacoquímico e da Fiat automóveis para Goiana, qual sua pespectiva?
     Qualquer pessoa que tiver esta resposta estará equivocada. Existe a possibilidade de uma explosão demográfica em pouco tempo e a população local pode saltar de 80 para 140 mil habitantes, trazendo problemas na segurança pública, saúde, educação e habitação.

     Fiz esta mesma pergunta ao João Paulo Bácara (ex-presidente da Hemobrás) e respondeu que não poderia imaginar o que aconteceria com a vinda do pólo farmacoquímico. Imagine com  vinda da Fiat automóveis e as cinqüenta empresas que irão dar suporte a esta nova fábrica.

Jader, vai dar tempo para profissionalizar a mão de obra local?
     Aconselho as famílias fazerem esforços colocando os filhos em cursos profissionalizantes na rede privada.

Jader, na sua visão, que motivo o poder público não estar preparando os jovens para trabalhar nestas indústrias?
      O poder público não esta preparado para atender esta demanda.



Jader, concluindo a primeira parte desta entrevista, o que tem a dizer a clientes, ouvintes e amigos?
      Como apresentador e publicitário, acredito que devemos ter compromisso com nossos clientes e ouvintes, devendo fazer propaganda naquilo que realmente acreditamos. Outro ponto é alertar aos empreendedores goianenses sobre a importância da propaganda neste contexto histórico e de crescimento econômico que Goiana esta passando.


2 comentários:

  1. Bom dia primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo Blog muito bem elaborado e até pela pessoa de Jader na qual tenho admiração e real apreço o conheço de perto sei do seu profissionalismo e caráter e ao Sr. Tenente Parabéns mais uma vez e muito sucesso.

    Eduardo Conselheiro Tutelar.

    ResponderExcluir
  2. Suo ouvinte do programa comunidade em movimento e Jader é muito feliz no que diz, é bom saber sobre a vida de pessoas que todos os dias tem contato com agente, mesmo que pela radio e não sabemos de sua vida. Jader e tenente estão de parabéns pela entrevista.
    Jorge Muniz - Nova Goiana

    ResponderExcluir

Obrigado por enviar o seu comentário. Ele poderá ser visualizado em breve. Confira uma prévia aqui.

P�ginas