Visualizações

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CHUVAS EM GOIANA UMA CALAMIDADE ANUNCIADA PARA O DESESPERO DE MUITOS E ALEGRIA DE POUCOS

      Toda vez que chega o inverno mais rigoroso em diversas partes do nosso país, em particular no município de Goiana-PE, a novela é sempre a mesma, o nível das águas sobe, centenas de famílias ficam desalojadas e de repente para alegria de alguns políticos heroicos se apresentando como salvadores da pátria, aparecendo sensibilizados para ajudar ao povo em calamidade.
      Mas para desespero das comunidades vizinhas ao rio Goiana, em sua maioria formada por pescadores, que precisam morar próximo ao rio para buscarem seus sustentos. São pessoas honestas que passam parte da vida construindo suas casas e comprando utensílios domésticos. De repente vem um inverno rigoroso, fazendo as águas do rio subirem e destrói tudo que foi construído em anos de trabalho. Estes trabalhadores honestos, são facilmente ludibriados por políticos inescrupulosos, que nos períodos das enchentes, chegam com ajudas emergenciais e vão embora. Durante as épocas eleitorais, reaparecem nas localidades, se aproveitam da vulnerabilidade financeira dessas pessoas e prometem empregos em órgãos públicos, distribuem materiais de construção, remédios, dinheiro, etc., se elegem e vão embora, só reaparecendo nas enchentes ou nos períodos eleitorais. (Dos aproveitadores de plantão existe uma diferença entre as diversas pessoas de bem ligadas as igrejas, ao comércio e funcionários públicos que ajudam os menos favorecidos daquela região  de inverno a verão, sem querer nada em troca, apenas a solidariedade humana).        
       A dezenas de anos  repete-se a situação, acontecem as enchentes, os socorros emergenciais das vítimas e promessas de ajuda futura. Ainda não tomaram atitudes para cessar esta situação, seja em realizar uma drenagem periódica do rio ou a construção de uma barragem para controlar o volume das águas ou outra ação viável elaborada por técnicos para evitar o sofrimento contínuo de várias comunidades. 
       Se um dia for realizado um trabalho preventivo, o povo terá mais tranqüilidade e evitaremos de assistir essa novela real, trágica e repetida a cada inverno rigoroso.


Tenente Menezes
Professor de História e
Pós graduado em Ciência Política pela UNICAP.

4 comentários:

  1. tenente menezes continue a alertar nosso povo. o comentario e a verdade nua e crua daqui.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo é realmente impresionante a tamanha maldade dos nossos representantes politicos!a decadas a historia é a mesma, é um pé no pescoço, nunca se fez um projeto preventivo e social para assistir esse povo sofrido como também o desenvolvimento da nossa cidade, isso é que eu chamo o peso bruto da falta de sencibilidade humana, já ta mas que na hora do povo acordar e passar a pensar no futuro dos seus filhos e netos,tenente o blog e você esta de parabens.
    ass. Brito Lemos

    ResponderExcluir
  3. Tenente menezes, Goiana a muito tempo esta precisando de pessoas como você e o bobinha sem vinculos algun com essa politica antes dignidade e não futuristica, não sabendo eles que eles e seus familiares podem ser vitimas da falta seriedade com a sociedade e o destino da cidade que eles vivi, tenente Goiana pede socorro,tenente sei com serteza que Goiana com o sr.sera bom e junto com bobinha não tenho nem o que falar! essa segunda parte da entrevista do bobinha é show em ver o carater e seriedade de uma pessoa, torço por essa parceria para o bem de Goiana.

    ResponderExcluir
  4. Menezes, li este artigo no blog do magno. como foi dito no comentário, é a verdade nua e crua de sempre na terra de Nunes Machado.

    ResponderExcluir

Obrigado por enviar o seu comentário. Ele poderá ser visualizado em breve. Confira uma prévia aqui.

P�ginas