Visualizações

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ESTIVE EM MARACANGALHA

     Retornando das férias, o editor deste blog junto com a família visitou cidades do nosso maravilhoso nordeste brasileiro, encontrando lugares e pessoas maravilhosas por aonde passamos.
     Passamos por Maracangalha, um distrito da cidade de São Sebastião do Passé - Bahia. Comparando com Goiana-PE, é como uma pessoa de outra localidade estivesse visitado Carrapicho em Goiana. Uma comunidade pequena, povo simples, trabalhador e receptivo, tendo apenas uma diferença, lá o poder público atende os moradores da localidade. Todas as ruas de Maracangalha são calçadas, tem uma escola pública de porte médio, tem uma Unidade de Saúde da Família que tem um Clínico Geral, uma Pediatra que atendem cada um a população três vezes por semana, tem uma escola de música e um Núcleo Produtivo de Artesanato em Táboa (Táboa é a pallha em que se faz as peças de artesanato).
      Maracangalha ficou bastante conhecida em todo o Brasil por causa da música de Dorival Caimmy "Eu vou para maracangalha, eu vou!". A música cantada por Dorival é um cântico antigo dos moradores de lá e que Caimmy ao passar por lá ficou encantado com a música e com o povo de lá e em 1956 gravou em stúdio e lançou Maracangalha para o Brasil.
      Conversamos com os membros da Associação e Amigos de Maracangalha e tivemos acessos a revistas com fotos de pessoas e de eventos naquele distrito, inclusive tem um músico de Salvador chamado Fred Dantas mantém uma escola de música para os jovens de lá. Quero deixar um abraço a todos que nos receberam.

















































7 comentários:

  1. Olá. Menezes,sempre que vejo o blog a certeza é a mesma.Sua preocupação com a inclusão social.Os quadros publicados no blog com certeza irá, valorizar ainda mais o trabalho deste artista goianense.E sua viagem de férias, resumindo seu relato logo vejo que vc, faz comparações as demais cidades de maiores potenciais e não tem a mesma visão do poder público de Maracangalha.Valeu amigo.Um grande abraço.Jorge/Igarassu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge, igual a você, devemos valorizar a raiz da nossa terra. Um grande abraço amigo querido da Família Menezes!!!

      Excluir
  2. Que lugar bonito,onde fica esse lugar Tenente?que simplicidade,ruas limpas,casas humildes,mais eu acredito que tem muito amor por lá,ameiii Maracangalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz uma musica interiorana que sempre passa na tv globo " quando menor a casinha, mas sincero é o bom dia". são lugares tão simples que encontramos a paz1 um grande abraço!

      Excluir
  3. ISSO É CULTURA. Parabéns ao companheiro Ten.Menezes que compartilha conosco esses conhecimentos,através das fotos e história deste lugar. Tenente,fiz um pequeno comentário em agosto do ano passado numa dessas páginas do seu blog,que fala sobre concursos. Sou o Sd PM ANDRÉ(SURUBIM) Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Menezes, a minha família é de Maracangalha. Você tirou foto com meu tio, Bosquinho, no Armazem de meu avô.

    Bela cidade, pena que está deteriorada com tempo.

    ResponderExcluir
  5. Ok Italo, fiquei encantado com receptividade dos moradores, em especial do seu tio. Um lugar agradável e bem cuidado, com as ruas calçadas, posto de saúde funcionando, escola pública regular e posto policial. Se não fosse o amor que sinto pela cidade que moro (Goiana-PE), Maracaralha seria uma boa pedida. Um forte abraço e que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por enviar o seu comentário. Ele poderá ser visualizado em breve. Confira uma prévia aqui.

P�ginas